Medicamento de referência, genérico e similar: quais as diferenças?

Entenda as principais diferenças entre medicamentos de referência, genéricos e similares, e saiba como identificá-los e escolher a melhor opção.
Medicamento de referência, genérico e similar: na imagem, vemos várias cartelas de remédios de diferentes cores.

É comum que alguns clientes tenham dúvidas ao escolher entre medicamentos de referência, genéricos e similares, principalmente quando buscam o tratamento mais eficaz ou o mais acessível. 

Conhecer as diferenças entre esses medicamentos é fundamental para que as dúvidas dos clientes sejam esclarecidas de forma rápida e confiável. Por isso, neste artigo, vamos explicar as características dos medicamentos de referência, genéricos e similares, e as suas distinções e formas de identificação. Continue a leitura e confira!

O que é medicamento de referência?

O medicamento de referência é o produto pioneiro de uma formulação que provou sua eficácia e segurança para tratar determinadas condições de saúde. Desenvolvido e registrado pela primeira vez por um laboratório farmacêutico, ele passa por vários estudos clínicos para garantir que o princípio ativo é seguro e eficaz

Esse medicamento torna-se o padrão para todos os genéricos e similares que serão desenvolvidos posteriormente. Devido ao alto custo de pesquisa e desenvolvimento, os medicamentos de referência geralmente têm preços mais elevados.

Para identificar um medicamento de referência, basta procurar pelo nome comercial. Após o registro, ele é protegido por patente por um período, e enquanto essa patente está em vigor, apenas o laboratório que o desenvolveu pode produzi-lo e comercializá-lo.

O que é medicamento genérico?

O medicamento genérico é uma alternativa ao medicamento de referência, desenvolvido após o fim do período de exclusividade de patente do medicamento original

Contendo o mesmo princípio ativo, na mesma dosagem e forma farmacêutica, o medicamento genérico é testado para garantir sua eficácia e segurança equivalentes ao medicamento de referência. 

No entanto, o genérico não tem nome comercial — é vendido pelo nome do princípio ativo, como “Paracetamol” ou “Ibuprofeno”, o que facilita a identificação de sua substância ativa.

Por ser fabricado sem os custos de pesquisa e marketing do medicamento original, o medicamento genérico é oferecido ao mercado com um preço mais acessível

Para garantir sua qualidade, ele passa por testes de bioequivalência, que comparam o comportamento do genérico e do medicamento de referência no organismo, certificando que ambos têm a mesma eficácia terapêutica.

O que é medicamento similar?

Assim como o genérico, o medicamento similar é uma alternativa ao medicamento de referência. Ele também tem o mesmo princípio ativo, concentração, forma farmacêutica e indicação. Contudo, o similar pode diferir em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo

Esse medicamento também precisa comprovar sua eficácia e segurança, passando por testes de biodisponibilidade, que garantem que o organismo o absorve de forma semelhante ao medicamento de referência.

O medicamento similar é identificado por um nome comercial próprio, diferente do nome do medicamento de referência e dos genéricos. Com isso, ele oferece uma opção a mais para os pacientes e consumidores que buscam alternativas seguras e com custo-benefício.

Quais as principais diferenças entre medicamento de referência, genérico e similar?

As principais diferenças entre os medicamentos de referência, genéricos e similares estão na forma como são desenvolvidos, registrados e comercializados

O medicamento de referência é pioneiro, resultado de extensas pesquisas e testes, e geralmente tem um valor mais alto devido ao investimento em pesquisa.

Já o medicamento genérico é uma versão do medicamento de referência que contém o mesmo princípio ativo e é comercializado pelo nome do princípio ativo, o que facilita a escolha e identifica sua finalidade. 

E o medicamento similar, embora também seja baseado no medicamento de referência, tem pequenas variações em componentes inativos, mas precisa provar que é igualmente eficaz.

Além disso, enquanto o medicamento de referência e o similar têm nome comercial, o genérico é identificado pelo nome do princípio ativo, o que ajuda a distinguir claramente suas categorias.

Como identificar o medicamento de referência e o similar?

A identificação dos medicamentos de referência e similares pode ser feita observando o nome do medicamento. 

Os medicamentos de referência têm nomes comerciais bem estabelecidos e são os primeiros registrados para um determinado tratamento. 

Já os medicamentos similares também têm nomes comerciais, mas estes são diferentes dos medicamentos de referência. Em farmácias, é comum que os atendentes forneçam essas informações para o consumidor fazer a escolha mais adequada.

No caso dos genéricos, é fácil identificá-los porque são vendidos pelo nome do princípio ativo, facilitando o entendimento e a comparação entre produtos.

Por que o medicamento genérico é mais barato?

O medicamento genérico é mais acessível porque não teve os mesmos custos com pesquisa e desenvolvimento que o medicamento de referência teve inicialmente. 

Quando o período de patente do medicamento original termina, outros laboratórios podem produzir versões genéricas, desde que comprovem que são bioequivalentes, ou seja, têm o mesmo efeito terapêutico

Como o laboratório que fabrica o genérico não precisa investir em pesquisas e testes clínicos extensivos, ele pode oferecer o produto a um custo mais baixo.

Além disso, o governo incentiva a produção e o consumo de medicamentos genéricos para tornar o acesso aos medicamentos mais democrático. Com isso, os genéricos se consolidaram como uma alternativa de qualidade e economia para o consumidor, garantindo o tratamento adequado a um preço mais acessível.

A Hospitalar Distribuidora oferece soluções completas para quem busca qualidade, segurança e confiança na aquisição de produtos de saúde. Com um compromisso com a qualidade dos produtos e o atendimento especializado, a Hospitalar Distribuidora é parceira ideal para profissionais e estabelecimentos que priorizam o bem-estar e a satisfação dos clientes. Acesse nosso site e conheça toda a linha de produtos disponíveis!

Em resumo

O que é medicamento de referência?

O medicamento de referência é o produto desenvolvido e registrado pela primeira vez por um laboratório farmacêutico, e que passa por vários estudos clínicos para garantir que o princípio ativo é seguro e eficaz. 

O que é medicamento genérico?

O medicamento genérico é uma alternativa ao medicamento de referência, contendo o mesmo princípio ativo, na mesma dosagem e forma farmacêutica, mas não tem um nome comercial, e é identificado pelo princípio ativo.

O que é medicamento similar?

O medicamento similar é uma alternativa ao medicamento de referência. Tem o mesmo princípio ativo, concentração, forma farmacêutica e indicação, mas pode diferir em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo.

Crédito da imagem: Freepik.

Artigos relacionados

Medicamentos
Classificação dos medicamentos: quais são elas?
Entenda como é feita a classificação dos medicamentos e como ela impacta a gestão de farmácias e clínicas....
Saiba mais

Newsletter

Cadastre-se e seja um dos primeiros a saber de todas as novidades e ofertas.

    linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram